reação de substituição e Destilação Simples
Veja um exemplo de substituição por radical livre:
1ª etapa: formação do radical
Ruptura homolítica do Br2 e formação de radicais • BR: esta cisão na ligação covalente ocorre na presença de calor ou luz.
2ª etapa: ataque do radical Brometo ao Propano, causando a ruptura homolítica da ligação C ― H.
O ligante H da molécula de propano é substituído pelo ligante BR, originando o 1 -Bromo propano ou 2 - Bromo propano. A reação de substituição por radical livre é típica de alcanos.
A destilação simples e a fracionada são métodos especiais de separação de misturas homogêneas, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.
Destilação Simples: Separa um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador.
Equipamentos utilizados na destilação simples:
- bico de Bunsen: aparelho que realiza o aquecimento;
- balão de destilação: onde a mistura é aquecida;
- condensador: os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em líquido novamente através do processo de liquefação. A parte sólida da mistura não se evapora, pois não é volátil, sendo assim permanece no balão de destilação;
- frasco coletor: é onde se recolhe o líquido.
Destilação Fracionada: Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com o ponto de ebulição maior.
Exemplos:
- Os derivados do petróleo são separados por destilação fracionada, onde cada componente é destilado em uma temperatura diferente: baixas temperaturas