Obtenção do Cloreto de Terc-butila
Obtenção do Cloreto de Terc-butila
Introdução: Os haletos orgânico são substâncias provenientes de compostos orgânicos pela troca de um ou mais hidrogênios por halogênio como o Flúor, Cloro, Bromo ou Iodo. O método mais comum usado na preparação de haletos é o uso de álcool anidro reagindo com ácido clorídrico, fluorídrico ou iodídrico, em uma reação de substituição nucleofílica.O cloreto de terc-butila é um composto químico líquido a temperatura ambiente e é incolor. É moderadamente solúvel em água, com tendência a sofrer solvólise espontânea quando dissolvido nela.. Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes, na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração.. Pode ser sintetizado a partir de uma reação de substituição nucleofílica de 1ª ordem, SN1, com o álcool terciário t-Butanol, visto que álcoois terciários podem ser facilmente transformados em Cloretos de Alquila pela adição de Ácido clorídrico concentrado.O teste usado para caracterizar o material foi o teste com o Nitrato de Prata (AgNO3), que ocorre por meio de reação de substituição SN1.
Reação :
Objetivos: O objetivo desta experiência é obter o cloreto de t-butila a partir do HCl concentrado e do álcool t-butilico a partir da síntese, purificação e caracterização.
Material utilizado:
Funil de separação
Álcool t-butilico
HCl concentrado
Erlenmeyer
CaCl2 anidro
Agua destilado
NaHCO3 5%
Tubo de destilação
Cauda de destilação
Cabeça de destilação
Pérolas de vidro
Fios de teflon
Balão de destilação
Procedimento experimental: Antes de transferir para um funil de separação 16mL de álcool t-butilico e 43mL de HCl concentrado, ambos resfriados em banho de gelo, verificamos que não havia vazamentos no funil. Agitamos por alguns minutos, cuidadosamente, eliminando qualquer excesso de pressão e homogeinizamos de 3 a 4 vezes.
Deixamos a mistura reagir até a