reação de oxidação
Curso: Farmácia
Disciplina: Fundamentos de química
Classificação das reações químicas
Natal-RN
2013
AMARO TOMÉ PEREIRA
CAROLINE LIMA
DANIELLE FERREIRA DE LIMA
RILLARY BELO
Classificação das reações químicas
Relatório apresentado à disciplina fundamentos de química do curso de farmácia a partir de uma aula prática feita em laboratório na Universidade Potiguar para obtenção de nota.
Docente: Walkíria
Natal – RN
2013
I. Introdução
Neste relatório apresentaremos a classificação das reações químicas como principal objetivo de pesquisa e procedimentos realizados em aula prática laboratorial. Sabemos que há uma enorme variedade de reações químicas existentes, porém iremos destacar as principais reações que envolvem funções inorgânicas como sendo: Síntese, análise simples, troca e dupla troca.
Através dos experimentos realizados iremos identificar detalhadamente todas as transformações que irão surgir em cada grupo de compostos inorgânicos e reconhecer as reações mais comuns apresentadas em cada mistura.
Embora seja fácil determinar a existência de reações mais ativas ou menos ativas, o estudo a seguir será a chave primordial para obter amplo conhecimento e estabelecer quais critérios seguir diante de cada procedimento.
II. Fundamentação teórica
Classificação das Reações Químicas
De maneira genérica, as reações químicas (em se tratando de química inorgânica) podem ser agrupadas em apenas seis tipos. Onde as quatro principais são: Síntese, análise, Simples troca e Dupla troca.
Reações de síntese (ou de adição)
Em uma reação de síntese, duas ou mais substâncias reagem produzindo uma única substância.
Exemplos:
2Na + Cl2 → 2NaCl
4Al + 3O2 → 2Al2O3
CaO + H2O → Ca(OH)2
Obs: Para se obter um determinado produto, pode ser preciso efetuar uma sequência de reações de síntese. O ácido sulfúrico (H2SO4), por exemplo, usado na fabricação