Reação de Decomposição
REAÇÃO DE DECOMPOSIÇÃO
Guaxupé - MG 2013
INTRODUÇÃO E PESQUISA
O cromo pode existir sob diferentes formas de oxidação, por exemplo, esse elemento é encontrado naturalmente em nosso organismo na forma de cromo trivalente (III), que é o mais estável. Médicos até recomendam manter uma alimentação que contenha cromo na quantidade ideal para o organismo, isto por que o Cromo é um mineral essencial ao homem, é considerado um elemento traço, mas, conforme sua oxidação pode ser tóxico.
A forma mais perigosa é o cromo VI, que é um carcinógeno. Ele é produzido por processos industriais e afeta o sistema imunológico de seres humanos. A contaminação ocorre quando esgotos de indústrias não recebem tratamento adequado e são lançados nos leitos de rios e acabam por contaminar quem ingere a água destes locais.
OBJETIVOS
O objetivo desse experimento foi mostrar uma reação de dicromato de amônia e um pouco sobre sua toxicidade, através de sua decomposição em contato com o fogo.
MATERIAS E MÉTODOS
Para a realização desse experimento foram necessários os seguintes materiais:
Dicromato de Amônia – (NH4)2Cr2O7
Tripé
Tela de Amianto
Béquer de 100 mL
Espátula
Fósforos
Primeiramente colocou-se a tela de amianto em cima de um tripé, e só logo e seguida 20g de Dicromato de Amônia em cima da tela.
Para que a reação comesasse, o dicromato precisou receber uma energia mínima, que é a chamada energia de ativação. Ela é fornecida quando o fósforo foi aceso e aproximado do dicromato. Então, iniciou-se uma reação inorgânica de decomposição do dicromato de amônio, com formação de três produtos, uma substância simples (gás nitrogênio) e duas substâncias compostas (óxido de crômio III e vapor de água). Essa