io-leitura e escrita Java
Aluno (a): Irislayne Alves de Souza
IO - Leitura e Escrita, Manipulação do arquivo.
Araguaína – To 10 de fevereiro de 2014
CONHECENDO UMA API
Vamos passar a conhecer APIs do Java. java.io e java.util possuem asclasses que você mais comumente vai usar, não importando se seu aplicativo é desktop, web, ou mesmo para celulares.
Apesar de ser importante conhecer nomes e métodos das classes mais utilizadas, o interessante aqui é que você enxergue que todos os conceitos previamente estudados são aplicados a toda hora nas classes da biblioteca padrão.
Não se preocupe em decorar nomes. Atenha-se em entender como essas classes estão relacionadas e como elas estão tirando proveito do uso de interfaces, polimorfismo, classes abstratas e encapsulamento. Lembre-se de estar com a documentação (javadoc) aberta durante o contato com esses pacotes.
Veremos também threads e sockets em capítulos posteriores, que ajudarão a condensar nosso conhecimento, tendo em vista que no exercício de sockets utilizaremos todos conceitos aprendidos, juntamente com as várias APIs. - ORIENTAÇÃO A OBJETOS NO JAVA.IO
Assim como todo o resto das bibliotecas em Java, a parte de controle de entrada e saída de dados (conhecido como io) é orientada a objetos e usa os principais conceitos mostrados até agora: interfaces, classes abstratas e polimorfismo.
A ideia atrás do polimorfismo no pacote java.io é de utilizar fluxos de entrada (InputStream) e de saída (OutputStream) para toda e qualquer operação, seja ela relativa a um arquivo, a um campo blob do banco de dados, a uma conexão remota via sockets, ou até mesmo às entrada e saída padrão de um programa (normalmente o teclado e o console).
As classe abstratas InputStream e OutputStream definem, respectivamente, o comportamento padrão dos fluxos em Java: em um fluxo de entrada, é possível ler bytes e, no fluxo de saída,