trabalho
Em 2005, a empresa Google comprou a start-up Android Inc. e em 2007 lançou o sistema operacional Android que hoje em dia é apontado pelas pesquisas como a plataforma mobile mais utilizada no mundo. Ele é encontrado em smartphones, tablets, relógios, televisões e em diversos outros tipos de dispositivos.
O Android é um sistema operacional open source segundo a licença Apache 2.0, também é um projeto da OHA (Open Handset Alliance) que foi criada pelo Google e possui dezenas de parceiros no mundo como, Samsung, LG, Telefônica, Dell, HTC, Motorola, Nvidia, Qualcomm e muitas outras empresas que se uniram para acelerar o processo de inovação da plataforma mobile, oferecendo para os consumidores uma alternativa mais acessível financeiramente, rica em recursos e inovadora em todos os aspectos. Segundo a OHA, o Android é a primeira plataforma mobile completa, aberta e gratuita.
Baseado no kernel do Linux, o Android se mostra bastante estável, versátil e completo. Possui diversos drivers, camadas de segurança, gerenciamento de processos e memória. O mercado possui diversos tipos de smartphones que rodam o Android, desde aparelhos low-end (mais simples e baratos), até aparelhos high-end (última geração). Por este e outros fatores o Android foi rapidamente adotado pelo mercado como plataforma para as massas (low-end) e para um público mais exigente (high-end).
Algumas das características do Android apontadas por Allen et al. (2010, p. 35) são: a capacidade de reproduzir gráficos 2D e 3D, através do OpenGL ES, ótimo suporte para arquivos de áudio, vídeo e imagem, multitarefa e engine JavaScript V8. Por utilizar as linguagens de programação Java e C/C++ para o desenvolvimento de aplicativos, o Android abriu novas possibilidades para os desenvolvedores destas linguagens, permitindo-os criar aplicativos facilmente utilizando avançadas API (Application Programming Interface, em português, Interface de Programação de Aplicativos) e uma IDE (Integrated Development