Quimica
Curso: Engenharia Elétrica Período: 1º
Turma: 1B
QUÍMICA
São Luis, 20 de maio de 2013
Introdução
Os laboratórios de Química e áreas afins devem ser considerados fontes de geração de resíduos químicos que não podem ser descartados diretamente por meio de rede de esgotos e outros tipos de métodos de descarte de lixos.
Esse artigo trata em esclarecer métodos de tratamento de resíduos quimicos no laboratório, cujo objetivo principal é a criação de métodos alternativos para tratamento desses resíduos , principalmente os resíduos do ferro,cromo,bários,estrôncio e cobre, visando a atenuação dos custos dos tratamentos convencionais. Além disso, A proposta do artigo é aprofundar conhecimentos práticos e aplicar a teoria no laboratório , pois diversas áreas precisam ter conhecimento no tratamento desses resíduos. Estude os métodos químicos de laboratório de tratamento e reciclagem, para poder efetuar o procedimento corretamente.
Normas para Coleta, Tratamento e Armazenagem de Resíduos Químicos
1) Classifique o resíduo laboratorial
2) As classes de resíduos químicos e os seus tratamentos
3) Qualquer que seja o tipo de resíduo químico ele deve estar devidamente identificado com o nome dos componentes da mistura e suas respectivas quantidades.
4) Procure usar substâncias inertes e atóxicas. Procure gerar menos resíduos. Procure armazenar os resíduos visando a sua reutilização.
5) Após o tratamento os resíduos líquidos e pastosos devem ser compatíveis e podem ser misturados. Os resíduos devem ser colocados em bambonas de Polietileno, de 25 litros (de tampa fixa para resíduos líquidos) e de 30 litros (de tampa removível para resíduos sólidos). Nunca ocupe mais do que 90% do volume da bambona. As Bambonas poderão ser disponibilizadas pela Universidade. Entretanto, a Divisão de Gestão Ambiental (DGA) da PCU