Projeto de estágio I em letras
Faculdade de Educação (FAE)
PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO
Plano Individual de Estágio Curricular Supervisionado apresentado no Curso de Licenciatura em Letras, como requisito da disciplina Análise da Prática e estágio de Português I.
Contagem
23/09/2013
JUSTIFICATIVA
Ao longo dos anos, o ensino de língua portuguesa passou por inúmeras mudanças, mas, hoje, mais do que nunca, é preciso repensar o papel do ensino da língua, a fim de que se possa formar alunos cientes das questões que envolvem um texto e aptos a escrevê-lo com coesão e coerência, tendo como foco os usos sociais da língua. Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que no ensino de Língua Portuguesa os professores trabalhem a leitura e a escrita dos gêneros. Esse ensino deve ser realizado através do uso, da reflexão e novamente do uso da língua, ou seja, o professor deve desenvolver atividades de escrita que promovam o uso da língua, uma reflexão a cerca dos que recursos que foram utilizados, e a reescrita desses textos.
A escolha da escrita no desenvolvimento das atividades a serem realizadas durante o estágio está relacionada à importância que ela desemprenha em diferentes contextos sociais. A escrita é uma forma de poder que tem grande influência em nosso cotidiano, pois toda escrita tem uma intensão, ninguém escreve por acaso. Neste sentido, é necessário que a escola trabalhe de forma bastante recorrente, em suas aulas de Língua Portuguesa, a escrita, trazendo para o meio escolar o prazer de ler e escrever, para que o aluno seja capaz de escrever variados tipos e gêneros de textos.
É importante ressaltar que o professor deve estar atento para que as aulas de Língua Portuguesa estejam realmente voltadas para a realidade e a necessidade dos alunos, levando em consideração, como aponta em diversas pesquisas, que uma grande quantidade de alunos têm dificuldades em escrever e interpretar textos.