Psicopedagogia
ROTEIRO - 2009
1. Bases para a elaboração do Relatório
Antes da apresentação do relatório, o aluno deve proceder à revisão do material reunido durante o estágio (rascunhos, fotos, entrevistas, etc.), fazer uma seleção e ordená-los. Nesse procedimento, compete ao estudante solicitar, se necessário, a ajuda do professor orientador para responder dúvidas.
Não obstante, há várias maneiras de se pensar um relatório, portanto, acreditamos que ele pode ser considerado uma narrativa do que aconteceu durante o estágio. Nestes termos, é importante verificar e registrar tudo o que for ocorrendo, comparar com o previsto e anotar em rascunho para não esquecer detalhes que podem ser relevantes na redação final.
A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, desde a introdução até o final do relatório. Deve-se fazer uma revisão constante, para verificar se não houve repetição ou omissão de alguma informação importante.
A estética de um relatório obedece a certos padrões, relativos à sua apresentação gráfica. Assim, determinadas normas referentes à numeração progressiva, formato, espaçamento, margens e paginação devem ser observadas pelos estudantes de Pedagogia, conforme as orientações que seguem.
2. Padronização
I. Parte pré-textual: 1. Capa 2. Folha de rosto 3. Opcionais: epígrafe (frase), agradecimentos, dedicatória – se for usar, colocar em folhas separadas
O relatório do Estágio Supervisionado deverá obedecer a seguinte padronização: • Encadernação em espiral: capa de plástico transparente na frente e na cor preta ou azul no verso; • Numeração de páginas: canto inferior direito; • Papel: A4 branco, utilizando-se somente uma face da folha; • Distribuir o texto, evitando que o título das seções seja digitado em final de página e os textos respectivos na página seguinte; • Margem superior, a 3 cm; • Margem inferior , a 2 cm; •