Professor
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ANATOMIA HUMANA
PROFª. Esp. MURILO BATISTA
QUAL O FATOR É DETERMINANTE PARA O BIÓTIPO DE UM INDIVIDUO?
Pedreiras – MA
2014
ADÃO KENNEDE SILVA VIEIRA
QUAL O FATOR É DETERMINANTE PARA O BIÓTIPO DE UM INDIVIDUO?
Trabalho ministrado para obtenção de nota na disciplina de Anatomia Humana ministrado pelo Profº. Esp. Murilo Batista
Pedreiras – MA
2014
Qual o Fator é Determinante para o Biótipo de um Individuo?
Por volta de 1940, o medico americano William H. Sheldon desenvolveu um estudo em observações de 46.000 indivíduos, concluindo que existem três tipos básicos que constituem a variabilidade de biótipos e cada tipo tem sua personalidade especifica em decorrência do desenvolvimento alcançado por cada uma das três camadas germinativas durante a gravidez o Viscerotônico (Endomorfo), Somatotônico (Mesomorfo) ou Cerebrotônico (Ectomorfo). Este desenvolvimento reflete não nas características físicas mas também nas psicologias.
A Endomorfia é centralizada no abdômen, e em todo sistema digestivo. O individuo endomorfo tem maior tendência em reter gordura tendo como consequência a obesidade. Psicologicamente são mais afetivos, extrovertidos, sociáveis, com um relaxamento geral, voltados ao mundo, ás coisas praticas.
A Mesomorfia é focalizada nos músculos, e no sistema sanguíneo. O individuo mesomorfos tem maior facilidade em ser musculosos, de uma forma geral possuem mais agilidade, atividade, energia.
A Ectomorfia é relacionada com o cérebro e o sistema nervoso. Estes são os tipos mais magros, com dificuldade em ganhar massa muscular e reter gordura. Suas características psicológicas estão ligadas a introversão, intelectualidade, autocontrole, tendência ao isolamento, sono deficiente.
Geralmente nos temos todos os três ou