Zika
1 Introdução
2 O que é cidadania? A palavra cidadania possui origem latim "civitas" que significa cidade, é conhecida a milhares de anos na história, desde os primórdios na Idade Antiga. Seu conceito evidencia a interação de seres humanos com o meio, a participação de cada indivíduo no país, obedecendo a leis (obrigações) e tendo seus direitos como cidadãos livres. Essa interação dos cidadãos é regida pela constituição de cada país, sob vigência da política estabelecida na "comunidade politicamente articulada".
A cidadania pode ser subdividida entre formal: se refere à nacionalidade do indivíduo; e substantiva: são todos os direitos que o cidadão possui, desde civis, políticos até sociais.
.
2.1 Cidadania na Antiguidade O termo cidadania possui origem antiga, desde o século VIII A. C. A Grécia formou a primeira sociedade com cidadãos, com o direito a escolha diante a seus respectivos modos de pensar, votavam em pessoas para representá-los, visando à organização e a democracia no lugar onde estavam inseridos. Só eram considerados cidadãos quem possuía bens materiais como, por exemplo, terras. Os mesmos participavam das decisões políticas, havia discussões, deliberações de ideias e por fim havia a votação (o cidadão mais votado era eleito). Na Idade Média, a cidadania foi ofuscada devido o poder centralizado da igreja católica, que se opunha a igualdade entre os indivíduos, evidenciando a escala hierárquica que distancia os ricos dos pobres. Os "mandatos" da igreja católica eram inquestionáveis. Na era do Renascimento, a cidadania voltou a ser estabelecida, devido à transição do feudalismo (permuta de objetos), para o capitalismo (movimentação de dinheiro compra e venda de todos os tipos de objetos). Só eram considerados cidadãos, aqueles que possuíam um vasto número de bens.
2.2 Cidadania Moderna – Direitos civis, sociais e políticos conquistados no mundo.
A cidadania moderna baseia-se no conjunto legislativo que