Relatório 01 tipos de sistemas operacionais
Um sistema operacional de rede é simplesmente um sistema operacional com serviços de rede, que chamamos de um modo geral de "servidor". Dependendo do caso em que a rede se encontra, podemos usar vários tipos de estruturas de servidores, algumas delas estão citadas abaixo: * Cliente – Servidor; * Ponto a ponto; * Terminal burro; * Cloud.
Mas para que servem os servidores? Simples, servem para suprir as necessidades dos usuários, que neste contexto chamamos de "clientes". Alguns exemplos de necessidades e soluções baseadas em sistemas operacionais de rede estão descritos abaixo. * Para integrar um banco de arquivos de uma empresa, instalamos um servidor de arquivos FTP; * Se a empresa possui um software que necessite de vários bancos de dados, instalamos um servidor de banco de dados; * Se os alunos de uma escola entram em material impróprio no contexto escolar, instalamos um servidor proxy; * Se um projeto necessita de grande poder de processamento, usamos um sistema ponto-a-ponto ou um servidor Cloud; * Se uma biblioteca deseja criar uma lan-house onde os seus clientes tenham identificações únicas, podemos criar terminais burros e as credenciais ficam em um servidor que opera um sistema operacional de rede.
Relatório 01: Tipos de Sistemas Operacionais 1.1 Sistemas operacionais para servidor:
Existem servidores para todo o tipo de situação, mas o mais importante é saber qual a finalidade do servidor e como ele vai funcionar. Dependendo do tipo de ambiente (local onde será instalado o sistema, problema a ser resolvido ou recurso a ser criado) um servidor é melhor que o outro. Porém os sistemas operacionais de rede são bem flexíveis e permitem que se instale um ou mais servidores em um único sistema operacional. Alguns tipos de servidores e suas características estão descritas abaixo.
1.1.1 Windows Server 2003
Da empresa Microsoft este sistema operacional está sempre do lado do usuário, dificultando a vida dos