Pop perfuração de lobulo auricular para colocação de brinco
2 - Objetivo:
Padronizar o procedimento de perfuração do lóbulo auricular para a colocação de brincos.
3 - Responsabilidades:
É de responsabilidade do profissional farmacêutico a aplicação de medicamentos injetáveis.
4 – Materiais necessário:
Alcool 70%, aparelhos para perfuração e colocação de brincos, brinco esterilizado, caneta, cotonetes, luvas cirúrgicas e termo de autorização. 5 - Procedimentos:
a. Averiguar se o cliente não se enquadra na categoria dos que tem que aguardar a melhora de seus lóbulos: havendo sinais de quistos, feridas, espinhas, acne, etc, perfurar somente quando os mesmos desapareçam ou com autorização por escrito do médico (documento será retido). Desaconselha-se totalmente perfurar o lóbulo das orelhas de pessoas com diabetes, hemofilia e demais problemas de coagulação sanguínea e/ou cicatrização, como quando há predisposição genética na formação de quelóide, que é uma lesão tumoral, de superfície lisa e consistência endurecida.
b. Logo após, proceder a leitura do Termo de Autorização para Perfuração, de Ciência e de Obrigação e das Instruções Padrão Pós Perfuração dos Lóbulos das Orelhas, sua devida compreensão, fornecendo explicações adicionais, caso sejam pedidas e colher sua assinatura, ou a do responsável, no caso de ser um menor. Constata-se melhor cumprimento das instruções, quando o menor assina conjuntamente, formalizando seu compromisso, independentemente de sua firma não possuir valor legal. Atentar no preenchimento do Termo, em relacionar cuidadosamente, o número do lote do brinco, sua data de vencimento e a data da perfuração do(s) lóbulo (s), além dos dados do cliente.
c. Detalhar antes da perfuração, o procedimento de aplicação e cuidados essenciais pós perfuração a serem tomados pelo adulto ou menor autorizado pelo responsável legal e permitir ao cliente, acompanhar visualmente a desinfecção do aparelho, das mãos e das orelhas (com ajuda de