Atps ppcp
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo retratar a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) para as empresas.
Faremos uma explanação sobre os Sistemas de Planejamento, Programação e Controle da Produção, buscando entender o projeto de um sistema de produção, dentro da aplicação de curto, médio e longo prazo. Os tempos mudaram, as empresas hoje enfrentam um mercado competitivo onde o diferencial é a garantia de sobrevivência. Esse fato é notadamente percebido em todas as áreas da sociedade, especialmente nas áreas de produção de bens e serviços. O certo que nenhum empreendimento, organização ou empresa, poderá sobreviver às constantes mudanças no mercado consumidor, se não “adaptarem-se” a essas mudanças e isso implica em ter um mínimo de Planejamento, Organização e Controle, de seu processo produtivo. Essa necessidade de manter-se e sobreviver ás mudanças, fez com que as organizações de modo geral, passassem a dar uma maior importância ao Planejamento, Programação e Controle de todo o seu processo produtivo. Dessa forma, surgiu dentro das organizações um novo conceito, um novo olhar em relação ao seu processo fabril, ao qual denominaram PCP ou PPCP. Hoje, de modo mais “responsável”, a criação de novos produtos ou serviços, passa obrigatoriamente pelo crivo de um planejamento, de uma programação e de um controle de produção dos mesmos.
2- CONCEITUANDO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Conceito de PCP.
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos. Assim, partindo da fixação dos objetivos a ser alcançado, o