Reaçoes químicas
1. resumo 3
2. introdução 3
3. objetivos 3
4. materiais 3
5. procedimento experimentaL 3
6. resultados e discussão 3
7. Conclusão 3
8. referências 3
Reações químicas
1. resumo
O presente trabalho tem o intuito de nos mostrar como alguns elementos têm afinidade química quando entram em contato uns com os outros, fazendo com que assim ocorra uma reação química, onde esta por sua vez dará origem a uma nova substância.
2. introdução
O fenômeno pelo qual uma substância é transformada em outra (ou outras) é chamado reação química. As reações podem ser representadas por equações químicas, as quais envolvem reagentes e produtos, que, por sua vez, são representados por fórmulas.
Reagentes → Produtos
Exemplo:
Cada reação química tem suas condições próprias que devem ser satisfeitas para que sua realização seja possível. Uma condição comum a todas as reações químicas é o princípio de conservação das massas. A massa dos reagentes é igual à massa total dos produtos. Assim, a equação deve estar devidamente balanceada (tanto do ponto de vista de massa, como de carga).
Havendo excesso de um dos reagentes, este excesso não reage podendo ser recuperado. nA + mB → AnBm
De acordo com o número de substâncias que reagem e que são produzidas, as reações podem ser classificadas como: a. Reações de síntese; b. Reações de análise; c. Reações de simples troca; d. Reações de dupla de troca.
As reações de síntese são reações nas quais dois ou mais reagentes dão origem a um único produto.
A + B AB
As reações de análise são reações nas quais um único reagente dá origem a dois ou mais produtos.
AB A + B
As reações de dupla troca são reações em que duas substâncias compostas reagem, originando duas novas substâncias compostas.
AB + XY AY + XB
A reação de simples troca (ou de deslocamento) se caracteriza por uma oxiredução. Essa reação acontece quando uma substância simples entra em contato com uma substância composta,