Doenças neurodegenerativas
Conceito
Doenças neurodegenerativas são aquelas que acometem a substância cinzenta do sistema nervoso central, caracterizadas principalmente pela perda progressiva de neurônios com alterações secundárias associadas nos tratos de substância branca, causando deterioração irreversível do tecido nervoso. Afecções desmielinizantes são condições adquiridas por uma lesão preferencial na mielina, com relativa preservação dos axônios, provocando deficiências clínicas devido à perda dessa na transmissão dos impulsos elétricos ao longo do componente axonal do neurônio. Ambas são grupos de patologias de grande impacto na vida do paciente, devido ao seu caráter debilitante que compromete a independência e a autonomia do portador.
Diversos fatores podem causar morte celular e degeneração, em maior ou menor escala, do sistema nervoso. Esses fatores podem ser mutações genéticas, infecções virais, drogas psicotrópicas, intoxicação por metais, poluição, etc. As doenças nervosas degenerativas mais conhecidas são a esclerose múltipla, a doença de Parkinson, a doença de Huntington e a doença de Alzheimer.
Esclerose Múltipla
Definição
A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crônica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere na capacidade de controlar a visão, a locomoção, a bexiga, o intestino e o equilíbrio.
A perda de bainha de mielina que envolve o nervo origina vários sintomas, porque a transmissão dos impulsos nervosos é atrasada ou bloqueada, uma vez que tem agora de ser efetuada continuamente ao longo de toda a fibra nervosa. Uma área onde a mielina foi destruída é denominada lesão ou placa.
Tipos De Esclerose Múltipla
* Recorrente Remissiva - manifestação clínica de surtos , remissões ou exacerbações - seguidos por períodos de remissão com recuperação completa ou quase completa. * Secundariamente Progressiva - resulta da evolução da forma anterior Surto/Remissão, por isso se