Fundamentos
Amnésia e perturbações neurodegenerativas
Doença de Huntington
Introdução
"A memória é o único paraíso do qual não podemos ser expulsos."
(Johann Paul Richter)
"A memória é o espelho em que vemos os ausentes."(Joseph Joubert) A capacidade de memorizar de um ser humano é o que o permite conservar e evocar informações através de dispositivos neurobiológicos e da interacção social. Quando a memoria de um individuo é afectada este necessita de sofre uma amnésia. Existem vários tipos de amnésia, tendo como exemplos o dicéfalo, anterogoda, retrógrada, global transitória, histriónica e alcoólica.
.........falta a parte da amnesia A amnésia pode provocar lesões cerebrais o que pode originar perturbações neurodegenerativas. Como perturbação neurodegenerativas podemos afirmar que existem 2 tipos: as degenerações espinocerebelares e a deteorização cognitiva Vascular. No decorrer do trabalho iremos incidir a nossa pesquisa nas perturbações degenerativas espinocerebelares, que são doenças neurológicas hereditárias que causam alterações motoras a que chamamos ataxia, que afecta a coordenação. As áreas afectadas são o cerebelo e a medula espinhal. Estas ataxias espinocerebelares são causadas por mutações genéticas; as mutações genéticas fazem com que o se altere o código genético, e haja perturbações de leitura e por consequência alterações nas proteínas envolvidas. Existem vários tipos de perturbações neurodegenerativas como por exemplo doença de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, doença de Huntington e a doença de Pick.
A doença degenerativa que iremos falar é a doença de Huntington, descoberta em 1872, por George Huntington.
Desenvolvimento
O que é a doença de Huntington? A doença de Huntington é uma evolução degenerativa corporal e mental originada por uma disfunção cerebral hereditária. As principais características são os