Heráclito
Introdução:
Um experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. O emprego de um dado material ou equipamento depende de objetos específicos e das condições em que serão realizados os experimentos.Por isso devemos aprender conceitos químicos, terminologia e métodos laboratoriais, bem como proporcionar o conhecimento de materiais e equipamentos básicos de um laboratório e suas aplicações específicas. Algumas técnicas básicas de trabalho em laboratório de química são: pesagem, dissolução, pipetagem, filtração, recristalização, dentre outras.
Pesagem
Um grande número de experiências em química envolve operações de pesagem, ou mais rigorosamente medição de massas. No laboratório químico as pesagens são realizadas usando balanças analíticas, as quais devem ser mantidas limpas para evitar a sua deterioração e erros de pesagem, devido a restos de substâncias químicas nos seus pratos. Durante o processo de pesagem as janelas de vidro devem estar fechadas e a mesa de suporte da balança não deve sofrer quaisquer vibrações. Para pesar os produtos químicos devem sempre ser usados vidros de relógio ou copos e nunca papéis de filtro nem caixas de papel, o que não seria rigoroso devido às grandes flutuações de massa do papel devidas à umidade. A massa do reagente é, em geral, determinada através diferença entre a massa medida com o vidro de relógio vazio e o mesmo vidro de relógio com o produto químico, embora a maioria das balanças ter a função “tara”.
Além disso, em algumas balanças analíticas é necessário proceder inicialmente a uma pré-pesagem. Na preparação de soluções pode evitar-se a lavagem para a solução dos restos que ficam no vidro de relógio, se a pesagem da tara (vidro de relógio vazio) for feita depois da junção de sólido, pois nesse caso o sólido que não foi para a solução encontra-se no