Reaçoes Quimicas
As reações químicas são regidas pela Lei da conservação da massa; todas as demais propriedades físicas podem variar, porém a massa se mantém a mesma antes e após a reação. Esta Lei vale para todas as reações químicas, com exceção das reações nucleares, pois, nestas reações, uma parcela da massa é convertida em energia.
As equações químicas são representações gráficas de reações químicas do ponto de vista qualitativo e quantitativo, através da utilização de fórmulas químicas. Como estas representações derivam do trabalho de Berzelius, os símbolos químicos também apresentam um resultado quantitativo.
Nas equações químicas também é costume colocar uma flecha com duplo sentido indicando um equilíbrio dinâmico, onde um certo número de moléculas segue um certo rumo da flecha, enquanto um número proporcional ruma para o lado oposto; isto implica que a reação atingiu o equilíbrio e não que ela tenha acabado. A flecha dupla também serve para informar que uma reação é reversível.
1.1 OBJETIVOS
O presente relatório tem como objetivo relatar e reconhecer as diferentes reações químicas como: reações de síntese, simples troca ou deslocamento, reações de dupla troca, reações de óxido-redução, reações exotérmicas e endotérmicas e os resultados obtidos através das experimentações realizadas.
1.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Reações Químicas são transformações de uma ou várias substâncias em relação ao seu estado inicial (reagentes), dando origem a compostos diferentes, que aparecem com outras características no estado final (produtos).
a) Reações de Síntese: são aquelas em que duas ou mais substâncias reagem produzindo uma só substância.
b) Reações de simples troca ou deslocamento: são aquelas em que uma substância simples, reagindo com uma substância composta, desloca um dos seus elementos, libertando-o como substância simples.
A+BC AC+B
c) Reações de dupla troca ou substituição: são aquelas em que duas substâncias compostas ao reagir,trocam entre