Os Contratualistas - Resumo
+ Contexto histórico: + Sua maior influência foi a Realeza Britânica, devido ao contato com suas intrigas e políticas. + Foi professor do príncipe de Gales que, posteriormente, tornou-se o Rei Carlos II. + Pós-reforma anglicana. + O Século XVII é o marco do absolutismo monárquico na Europa, chegando ao apogeu com o Rei Luiz XIV, o Rei Sol. Também foi época da Revolução Gloriosa (vencida por Guilherme de Orange, com a ajuda de John Locke).
+ Jusnaturalista (contratualista): + Era um dos filósofos que afirmava que a origem do Estado e/ou da sociedade está num contrato ou pacto social.
+ A Política: + Se existe Estado, é porque o homem o criou. + Só é possível definir a política como ciência se conhecermos o homem. + A política era matemática, ou seja, conhecemos o criamos. O Estado e a sociedade podem ser conhecidos, visto que são criações nossas, frutos do contrato social.
+ A Natureza Humana: + Imutável. + Opaca (não virtuosa); egoísta. + Racional. + Não é um ser social – ‘’O homem é o lobo do homem.’’ + Os homens são iguais, de tal forma que não há triunfo de um sobre o outro (enquanto no Estado de Natureza).
+ Derivações da Natureza Humana: + As três causas da discórdia: + A Competição (lucro); + A Desconfiança (segurança); + A Glória (reputação). + A honra é o valor atribuído a alguém de acordo com suas aparências exteriores.
+ O Leviatã: + Principal obra de Hobbes. Irritou tanto monarquistas quanto parlamentaristas, devido aos assuntos abordados (contrato social e absolutismo). + O Estado tem de ser absoluto. + Leviatã é o monstro bíblico que aparece no livro de Jó.
+ O Estado de Natureza: + Em guerra, visto que cada um se imagina poderoso, perseguido, traído, ameaçado... + Direito de Natureza: o homem se vê no direito de utilizar o seu poder à sua maneira. + Aterroriza o indivíduo, fazendo-o preferir ser submisso ao Estado do que sobreviver no Estado de Natureza.
+ A Lei: