Reatório
ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO EXPERIMENTAL
1. O que é
O relatório, como o próprio nome diz, é o relato detalhado de um experimento científico, seja este realizado em laboratório ou através de simulação computacional.
Uma atividade prática de uma disciplina experimental, culmina com a elaboração do relatório, conferindo a este, portanto, o papel de ser parte do experimento.
2. Para que Serve
A importância de um relatório pode ser resumida nos seguintes aspectos:
I- Científico: o relatório tem como um de seus principais objetivos informar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado;
II- Formação do estudante: aprender a elaborar um relatório significa, antes de mais nada, aprender a organizar dados, informações e resultados obtidos e transmiti-los de maneira correta.
3. Como se Guiar na Elaboração de um Relatório
Ao se redigir um relatório científico, deve-se sempre ter em mente as seguintes questões: A. Quem ler este relatório conseguiria entender o que foi feito e como?
B. Este mesmo leitor seria capaz de repetir o que foi feito tendo como guia apenas o meu relatório?
A observação destes dois pontos na elaboração de relatórios, ajudam muito a evitar que se desvie dos objetivos citados no item 2, aos quais um relatório se destina.
A conduta esperada do estudante na elaboração de um relatório, começa desde antes da prática. A objetividade necessária não será conseguida apenas na parte final do experimento, ou seja, na redação do relatório. O estudante deve ir para o laboratório ou para a realização da simulação computacional sabendo qual o objetivo da prática. Isto implica que se espera que os alunos leiam o roteiro do experimento com antecedência.
A quantidade que um estudante aprende no laboratório está diretamente relacionada com a quantidade de tempo que ele gasta na preparação antes de ir para o laboratório.
No laboratório, devem ser feitas apenas as medidas e suas anotações.