Reator Quimico
Reatores químicos
Os reatores químicos são equipamentos que realizam reações em escala industrial para transformação de matérias primas em produtos. Esta definição exclui os equipamentos e vidrarias de laboratórios que realizam reações como parte de procedimentos analíticos e sintéticos ou como parte de determinações de propriedades físico-química de materiais. Isso exclui os béqueres, balões, calorímetros e assemelhados. São exceções as réplicas em pequena escala de reatores industriais destinados à simulação, pesquisa e desenvolvimento do equipamento.
Também não são considerados reatores químicos os equipamentos que realizam reações em escala industrial com a finalidade exclusiva de produção de energia. Por exemplo, a fornalha que queima óleo para produção de vapor não é um reator, mas a fornalha que queima óleo para a produção de negro de fumo é.
Em princípio qualquer equipamento industrial pode ser um reator químico, pois a reação pode ser realizada numa válvula misturadora, numa coluna de destilação, num bico ejetor, etc. Obviamente, a principal restrição é que a reação seja intencional e que vise a transformação química de matérias primas em produtos comercializáveis.
A classificação primária dos reatores químicos pode ser feita com base na forma de energia usada na realização da reação. Por esse critério eles podem ser:
· Termoquímicos – a energia é fornecida ou retirada em forma de calor;
· Eletroquímicos – a reação decorre da passagem de corrente elétrica na mistura;
· Fotoquímicos – a reação ocorre devido à energia fotônica emitida por lâmpadas e
· Bioquímicos – a reação utiliza a energia química proveniente do catabolismo celular.
Os reatores termoquímicos são, de longe, os mais comuns nas indústrias químicas e os mais estudados nos cursos de engenharia química. Estão nesta categoria os polimerizadores, os reatores encontrados nas refinarias como os craqueadores térmico e catalítico, reformador catalítico, etc.
Os reatores