reator quimico
No reator, o fluido reacional pode ser aquecido ou arrefecido e pode também permutar massa e/ou calor com uma fase estagnante.
O reator químico constitui assim o "coração das unidades de fabrico de produtos químicos, encontrando-se quer em refinarias, complexos metalúrgicos ou nas mais variadas fábricas de produtos químicos.
Nestas unidades industriais, o reator está geralmente rodeado doutros equipamentos colocados a montante e a jusante, destinados a tratamentos físicos das matérias-primas e dos produtos da reação.
Os reatores fazem também parte do equipamento utilizado na luta contra a poluição para tratar por via química ou biológica um certo número de efluentes.
Os equipamentos utilizados para a realização das transformações químicas apresentam uma grande diversidade de formas e dimensões. De facto, encontram-se nas unidades industriais fornos, caldeiras, tanques, colunas, balões, misturadores, ou simples tubos.
Deste modo, poder-se-ia ser levado a pôr de parte qualquer tentativa de classificação dos reatores químicos, pensando que cada aparelho encontrado na prática constituía um caso particular.
Reatores químicos
A área da reação química é uma das áreas fundamentais dos curricula de engenharia química e fornece as ferramentas para compreender os processos químicos onde as reações químicas têm lugar (reatores).
PROJECTO DE UM REACTOR- Princípios Gerais
Para se compreender, modelar, otimizar, dimensionar e controlar os reatores químicos, é necessário dispor de uma série de informação essencial, ou seja, de Parâmetros relacionados com: A transferência de massa e de calor, As propriedades dos fluidos e dos materiais do reator, Dados termodinâmicos (entalpias das reações, capacidades caloríficas), Leis cinéticas das reações envolvidas.
Os reatores químicos têm como principal