História da TP
A primeira descoberta científica de um elemento só aconteceu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo. Nos próximos 200 anos após essa descoberta, dezenas de outros elementos foram encontrados na natureza. Com isso surgiu a necessidade de organizá-los, e então os cientistas iniciaram a busca por propriedades que servissem como critério de classificação.
Dalton e as massas atômicas
A primeira tentativa de organização foi feita no início do século XIX, pelo químico e físico inglês John Dalton.
Dalton listou os elementos conhecidos em ordem crescente de massas atômicas, descrevendo as propriedades de cada um e os compostos formados por eles. Essa classificação não fazia sentido porque o cientista tomou o hidrogênio, que já se sabia ser o elemento mais leve conhecido, e atribuiu-lhe um “peso nocional relativo” igual a 1. As massas dos elementos foram feitas em relação ao hidrogênio, e esse método resultou em muitos erros.
O parafuso telúrico de Chancourtois
Mais tarde, em 1862, Alexandre Chancourtois propôs o modelo que ficou conhecido como parafuso telúrico. Numa espiral desenhada na face externa de um cilindro ele organizou os elementos químicos em ordem crescente de massas atômicas. O problema era que havia elementos que, apesar de estarem em posição correta na ordem crescente, apresentavam propriedades diferentes de elementos situados na mesma faixa, o que invalidava o padrão.
A Lei das Oitavas de Newland
John Alexander Newlands, inspirou-se na música. Numa sequência