REATORES QUÍMICOS HOMOGÊNEOS CONTÍNUOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA – DEQ
LABORATÓRIO DE FISICO-QUIMICA
REATORES QUÍMICOS HOMOGÊNEOS CONTÍNUOS
ALUNO: Luana Lidia Silva dos Santos
CURSO: Química Industrial
PROFESSOR: Luciano Costa Almeida
Recife, Dezembro de 2013.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Reatores químicos são espaço físico delimitado, onde processos físicos, químicos ou biológicos são conduzidos em condições controladas, visando atingir um propósito definido para fins industriais. Numa visão geral, pode-se dizer que é um recipiente onde ocorrem reações químicas, transferência de massa e calor.
Quando o sistema ou volume de controle onde ocorre as reações químicas se processa em apenas uma única fase o reator é dito como homogênio. Já quando o sistema ou volume de controle onde ocorre as reações químicas onde se processa em mais de uma fase é dito heterogênio.
O processamento de reações químicas tendo em vista produções contínuas para fins industriais utiliza reatores de mistura ou tubulares nos quais são alimentados reagentes e descarregados produtos e reagentes não convertidos. Nos dois casos, sistemas ideais quanto ao tipo de escoamento da fase fluida identificam os reatores como reator de mistura perfeita e reator tubular pistão.
Existem vários tipos de reatores químicos e várias maneiras de classificá-los. Quanto ao vaso (o formato mais básico do espaço físico onde se dão as reações), existem dois tipos principais básicos: os em tanques e os em tubos. Ambos os tipos podem ser usados em reatores de bateladas ou contínuos.
1.1. Reator batelada
No reator batelada colocam-se os reagentes em contato e processa-se a operação nas condições reacionais estabelecidas. Após certo tempo de reação, retiram-se do reator os produtos e os reagentes não reagidos.
Este tipo de reator não vai ser aprofundado pois o mesmo não foi utilizado na prática.
1.2. Reator