literatura
1) A empresa cafeeira deu inicio no começo do século XIX, assumindo a forma de platation. O desenvolvimento da atividade acabou gerando o ‘’complexo cafeeiro’’ q envolvia uma série de outras atividades. Essa ascensão no sul do país foi acompanhada de uma lenta decadência do norte e nordeste, mas, havia um grande interesse unificador das elites das duas regiões : A continuidade do trafico de escravos .
2) Independente de quando seriam, os escravosque eram utilizados nas regiões seriam vendidos para o centro Sul e abrindo portas oara o comercio interno entre as duas areas. Com o começo das atividades cafeeira a única solução foi abastecer a mão de obra foi o aumento da compra dos escravos do exterior. Já que o porte de escravos a mão de obra seria de graça o lucro aumentaria.
3) Irineu Evangelista recebeu esse título por ser fiel ao rei e por possuir grandes terras, ser responsável por grandes construções de ferrovias e telégrafos e recebeu a honraria e foi concedido a súditos fiéis dos reis, geralmente homens ricos, e o nome Mauá foi dado porque um de seus maiores feitos foi ter empreendido a construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, no estado do Rio de Janeiro.
4) Irineu Evangelista viajava a trabalho para a Inglaterra, berço da Revolução Industrial. Ao observou o acentuado desenvolvimento das indústrias daquele país , voltou ao Brasil determinado a buscar oportunidades de negócio que orbitavam fora da ordem agroexportadora. As possibilidades abertas pelo novo momento visto pelo Barão era onde o Banco Mauá passou a ser o grande financiador investindo em empresas ligadas a transportes urbanos, gás, navegações, construções navais e industria têxtil. Ligou-se ao governo para construir estradas e instalações de cabos submarinos.
5) Desde criança Irineu não aceitava o trabalho escravo, pois ele dizia que aqueles negros eram humanos como todos nos e não tinham direito de ser escravisados como se fossem animais e também