reatividade dos metais
Resultado de experimento com zinco e cobre. Isso nos mostra que ocorreu uma reação de simples troca no primeiro béquer, em que o zinco metálico da lâmina deslocou os íons cobre da solução e formou o sulfato de zinco e o cobre metálico, conforme mostra as equações a seguir:
Zn(s) + CuSO4(aq) → Cu(s) + ZnSO4(aq) ou Zn(s) + Cu2+(aq) + SO42-(aq) → Cu(s) + Zn2+(aq) + SO42-(aq) ou ainda
Zn(s) + Cu2+(aq) → Cu(s) + Zn2+(aq) A cor azul da solução de sulfato de cobre era resultado da presença dos íons cobre (Cu2+). No entanto, como eles foram deslocados e houve formação da solução de sulfato de zinco, a solução ficou incolor. O depósito sobre a lâmina é o cobre metálico que foi formado. Entretanto, conforme mencionado, no segundo exemplo, nada aconteceu:
Cu(s) + ZnSO4(aq) → reação não ocorre espontaneamente Esse exemplo comprova que existem metais que são mais reativos que outros. Aqui vimos que o zinco é mais reativo que o cobre, por isso, ele deslocou o cobre ligado ao sulfato. Por outro lado, por ser menos reativo, o cobre não conseguiu deslocar o zinco da solução. A reatividade dos metais está ligada à eletropositividade, isto é, a tendência que o metal possui de perder elétrons. Quanto mais reativo o metal for, maior será a sua eletropositividade.