Realtorio De Fisica
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA
“CAMPO ELÉTRICO POTENCIAL ELÉTRICO”
(2º EXPERIÊNCIA)
Disciplina: Física III
NOME: RGM:
Prof. Fred Gusmão
SUMÁRIO
OBJETIVO 3
INTRODUÇÃO 4
MATERIAL UTILIZADO 6
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
RESULTADOS 8
ANEXOS 9
CONCLUSÃO 10
OBJETIVO O objetivo deste experimento consiste na obtenção das linhas equipotenciais do campo elétrico (E) produzido em solução de sulfato de cobre por dois condutores esféricos. Desta forma, demonstraremos os valores obtidos em um circuito desenhado em uma folha milimétrica, e por fim obter o conhecimento necessário para possíveis estudos posteriores.
INTRODUÇÃO
Conceito de campo Campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas ou por um sistema de cargas, que estão sujeitas a uma força elétrica. Em geral ocorrendo em certa região do espaço, chamado de campo elétrico. As grandezas físicas que dão origem aos campos são chamadas de fontes do campo. Em corpos eletrizados, o campo que é considerado é o elétrico que tem como fonte a carga elétrica.
Linhas de forças (ou campo)
O conceito de linhas de força foi introduzido pelo físico inglês M. Faraday, no século passado, com a finalidade de representar o campo elétrico através de diagramas. Para que possamos compreender esta concepção de Faraday, suponhamos uma carga pontual positiva Q criando um campo elétrico no espaço em torno dela.
Linha e superfície equipotencial
Podemos definir essa linha, como sendo todas as linhas que possui em todos os seus pontos, um mesmo potencial elétrico. As linhas equipotenciais (que constituem a superfície equipotencial) têm a particularidade de serem perpendiculares às linhas de campo. Os pontos que pertencem a uma superfície equipotencial possuem todos, o mesmo potencial elétrico.
Potencial Elétrico É a capacidade que um corpo