Trabalho De Sociologia Completo 2 C Pia
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
FERNANDA CRISTINA
JEÃ SILVA
LARISSA
LUCAS ANDRADE
MILENE SANTOS
TATIANE CONCEIÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA
Salvador
2014
FERNANDA CRISTINA
JEÃ SILVA
LARISSA
LUCAS ANDRADE
MILENE SANTOS
TATIANE CONCEIÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA
Trabalho elaborado como exigência parcial para aprovação na disciplina de Sociologia da Faculdade Dom Pedro II.
Sob orientação do Professor: Bruno.
Salvador
2014
"Todos os homens buscam a felicidade. E não há exceção. Independentemente dos diversos meios que empregam, o fim é o mesmo. O que leva um homem a lançar-se à guerra e outros a evitá-la é o mesmo desejo, embora revestido de visões diferentes. O desejo só dá o último passo com este fim. É isto que motiva as ações de todos os homens, mesmo dos que tiram a própria vida."
(Blaise Pascal)
RESUMO
Este trabalho busca contribuir para o entendimento do Pós-Fordismo: a restruturação produtiva e sua influência na formação das organizações.
INTRODUÇÃO
A Crise do Fordismo
Ao mesmo tempo em que se intensificava a globalização no final do século XX, concomitante, ocorria ( e continua a ocorrer) um processo de reestruturação produtiva, que afeta significativamente as empresas.
Nesse processo ocorrem grandes mudanças que apontam para a superação do modelo fordista de acumulação que estava baseado um padrão de organização industrial rígido e concentrador.
O modelo ou regime fordista se desenvolveu plenamente, pelo menos, durante uns 50 anos (1920 – 1970) e seu núcleo era constituído de um conjunto de indústrias de produção massiva de bens de consumo durável, de capital, automóveis e equipamentos industriais.
Nos anos 70, a crise do petróleo, modificação das características da demanda, aumento dos custos da mão de obra nos países desenvolvidos etc. Levaram uma perspectiva de crise profunda nos anos seguintes levando-as a uma