A IMPORT NCIA DO PROCESSO INCLUSIVO EDUCACIONAL DAS PESSOAS Artigo
379 palavras
2 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PROCESSOINCLUSIVO EDUCACIONAL DAS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
VISUAL
Acadêmico: Tiago Luis Lehmkuhl
Curso: Educação Especial Inclusiva
Professora: Selma Adão
Um dos maiores obstáculos para a inclusão do deficiente visual na sociedade reside, muitas vezes, na descrença sobre a sua capacidade. É preciso uma postura de credibilidade frente a esta questão.
Neste sentido, um dos instrumentos imprescindíveis, considerados importantes a metodologia adequada no atendimento diferenciado e da existência de serviços especiais para os deficientes visuais, respeitando suas necessidades e características diferenciadas.
Pode-se perceber no cotidiano a presença de crianças deficiente cada vez maior nas escolas regulares.
A inclusão educacional da criança com deficiência implica em dar-lhe educação, sempre que possível, junto com as demais crianças nas escolas regulares. Significa direito ao mesmo ensino comum as crianças com ou sem deficiência e que todas as crianças devem ser educadas de acordo com suas necessidades e possibilidades.
Embora possa parecer clara a concepção de educação inclusiva, ainda persiste em muitas escolas uma visão equivocada sobre a inclusão. Muitas escolas consideram inclusão e integração como significando a mesma coisa, quando isso não é verdade.
Na inclusão, a criança com deficiência é inserida na escola de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos, sem exceções, devem frequentar as salas de aula do ensino regular.
Na escola inclusiva, não há discriminação, e a diferença é vista como uma característica positiva, enriquecedora das relações sociais. A escola inclusiva promove a aprendizagem conjunta e sem barreiras. Neste sentido, entende-se que o objetivo da Educação Inclusiva é garantir que todas as crianças com ou sem deficiência, sejam sujeitos ativos no processo de aprendizagem, participem ativamente de todas as atividades quer em nível de sala de aula, quer em nível da escola e da comunidade.
A família