A LEITURA TRABALHADA COMO MÉTODO
Leitura eficiente A leitura é processo que envolve algumas habilidades, entre as quais a interpretação do texto e sua compreensão. O processo inicia pelo reconhecimento das palavras impressas, o que ocorre sílaba por sílaba, palavra por palavra, conjuntos de palavras ou captação de frases inteiras. Após o reconhecimento, passa-se à interpretação do pensamento do autor para, a seguir, compreendê-lo. O passo seguinte será a retenção das idéias do autor e, quando necessário, a reprodução das idéias de modo pessoal, o que confirma a compreensão. É interessante observar o mecanismo do processo. A leitura não é simplesmente um deslizar dos olhos pelas letras impressas. À semelhança de uma atleta em movimento, que busca apoio no chão para impulsionar-se para a frente, da mesma forma os olhos só conseguem captar com clareza algo quando se fixam em algum ponto. Em outros termos, existem só movimentos de saltos e fixações. Quando o olho salta, ele permanece cego, nada vê. Quando se fixa, consegue ver. Algumas conclusões podem ser tiradas:
a) a boa leitura depende do número de fixações por linha.
b) captar um conjunto de palavras em cada fixação aumenta a velocidade da leitura.
c) quando se lê sílaba por sílaba ou palavra por palavra, além de a leitura ser mais lenta, o significado permanece truncado.
d) para alguém torna sua leitura mais eficiente precisa aprende a ler pelo significado, o que se consegue captando conjuntos de palavras. Isto se percebe pelo seguinte quadro: M R T B F
LIVRO AUTOMÓVEL
O BOM LEITOR CAPTA CONJUNTOS
A primeira linha se compõe de letras sem significado. A segunda, duas palavras sem conexão. A terceira, possui um significado. É captada mais facilmente.
e) normalmente, o tempo de fixação para o leitor lento e para o leitor rápido é o mesmo. No entanto, enquanto o lento se fixa em sílabas ou palavras, o rápido se fixa em conjuntos. O mau leitor faz até doze