Leitura e Lingua Estrangeira
TEORIA E PRÁTICA DE LEITURA
DANIELA S. BERNARDINO
LEITURA E LÍNGUA ESTRANGEIRA
PORTO ALEGRE
2014
INTRODUÇÃO
A leitura tem um papel importante na língua materna, pois quanto mais lemos, adquirimos mais vocabulário, aprendemos a estruturar melhor as frases, internalizamos mais a gramática da língua. Ou seja, já está bem consolidada a importância da leitura no nosso próprio idioma. Entretanto, qual é a importância que damos à leitura quando estamos falando de uma língua adicional?
Quando comecei a disciplina de Teoria e Prática de Leitura, confesso que não havia pensado na importância da leitura nas aulas de língua estrangeira. Um erro meu, pois como professora de inglês e acreditando que devemos desenvolver bem todas as quatro habilidades (speaking, writing, listening e reading), a leitura se torna uma parte muito importante, talvez podendo até ser usada como base no ensino de uma língua adicional.
Partindo disso tudo, como a leitura é trabalhada na sala de aula de língua inglesa? Qual é a melhor forma de trabalha-la? Darei alguns exemplos de como vejo/trabalho com a leitura na sala de aula em um curso livre de inglês, procurarei outros exemplos de como é em outros lugares e tentarei encontrar, na minha opinião, qual é a melhor forma de ensiná-la.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA LÍNGUA ADICIONAL
Apesar de toda a tecnologia usada hoje em dia, a leitura continua sendo essencial e indispensável em qualquer meio, constituindo assim, um dos fatores principais para a aquisição de conhecimento.
Ler, podemos dizer, é um fator decisivo na vida de qualquer estudante, pois é assim que ampliamos nosso conhecimento, buscamos informações, organizamos nosso pensamento, ampliamos nosso vocabulário e, além disso, podemos também, viajar pelo mundo.
Entretanto, nem sempre ler é uma tarefa fácil. Algumas vezes corremos os olhos pelas palavras, mas não conseguimos absorver o que está escrito. Às vezes por estar com outras coisas na