Le Corsaire
Informações básicas:
Ballet de repertório baseado no poema de Lord Byron com música de Adolph Adam.
Originalmente com coreografia de Joseph Mazilier, depois de Jules Perro seguido de Marius Petipa.
Ballet em 3 atos
Personagens principais: Ali (escravo de Conrad), Birbanto (melhor amigo) e Conrad (o principal). Lankedem (Mercador), Medora (a jovem mais bonita) e Gulnara (sua melhor amiga) e Paxá Seid.
Coreografia
A primeira apresentação do Ballet foi em 1826 na Itália, no Teatro Scala de Milão. Mas ganhou notoriedade na apresentação de 1856 com coreografia de Joseph Mazilier. Logo em seguida cai em esquecimento e é retomada por Jules Perrot.
A primeira versão Russa foi coreografada por Jules Perrot (Maitre do corpo de baile do Ballet Imperial de São Petersburgo) e estreou em 1858 no Teatro Imperial Bolshoi Kamenny (Atual Teatro Bolshoi) com Marius Petipa no papel de Conrad. Petipa troca, nesse momento, as cenas dramáticas por coreografias virtuosas, uma vez que antes os bailarinos apenas atuavam e serviam de base para a bailarina (o papel masculino se restringia à mimica dramática – apenas atuação).
Foi nesta primeira versão de Perrot que Petica começou a visualizar o que faria em suas montagens. Jules deu aval para que Petipa coreografasse algumas danças.
Marius então recriou Le Corsaire em 4 ocasiões.
A primeira versão que fez foi dedicada à sua esposa e foi onde revisitou a partituras de dam e junto com Pugni incluiu variações que são vistas nas montagens atuais. Nesta montagem Petipa inclui no Ato I um pas de deux retirado de seu ballet “A Rosa, a Violeta e a Borboleta”. Um pas d’action dramático para três bailarinos (uma garota escrava, um mercador e um escravo). Futuramente Vaganova em sua montagem retira de cena a figura do escravo transformando a coreografia no pas de deux que hoje conhecemos como A Escrava e o Mercador. Em sua versão original não havia os solos e as variações. A variação atualmente dançada por Gulnare foi