Plano e Orçamento Para Pesquisa Mineral
1. INTRODUÇÃO
O presente plano se refere a pesquisa de Calcário para cimento; Brita na construção civil; Areia industrial para utilização como fundente em processos industriais; Fosfato como fertilizante; e Barita na produção de sais de bário, e sua utilização como carga mineral.
Sendo o calcário ocorrendo na forma de uma extensa lente associado a Barita que ocorre na forma de um veio hidrotermal ambos pertencente a Formação Bambuí de Idade Cambriana. A brita composta por anfibolito da Formação Caçapava de Idade Pré-Cambriana. O fosfato presente na apatita e esta presente na rocha fosfática (corpo carbonatítico de Idade Pré-Cambriana). A areia industrial provinda de arenitos da Formação Araraquara de Idade Permiana.
O objetivo é descrever ou viabilizar por diversos métodos de pesquisa, tanto diretos quanto indiretos e assim determinar quantitativamente e qualitativamente para os já apresentados minérios, todos com ocorrência na área em questão.
2. SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
A área estálocalizada e compreendida na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no Município de Pereiras, no Estado de São Paulo, entre as coordenadas: 48º00’00” e 47º75’00” de Longitude; 3º00’ 00” e 3º02’ 00” de Latitude.
3. VIAS DE ACESSO
Partindo do Município de Pereiras pela Rodovia ????? (SP-143), torna-se o rumo da Rodovia Marechal Rondon (BR-273) sentido interior, tornando-se o rumo da estrada de terra no Km 156, passando a ponte entra-se na primeira porteira a esquerda, e a segunda porteira a direita.
4. GEOLOGIA REGIONAL
A área está localizada na borda da Bacia do Paraná, no contato dos sedimentos da bacia com a faixa de rochas tectonicamente metamorfisadas chamada de Faixa Meridional.
Por se localizar na borda da bacia, as formações intrabacia ali presentes são as mais antigas dentre as que compõem a bacia. Dentre estas formações podem-se destacar a Formação Mococa, composta de Siltitos intercalados com lentes arenosas de ambiente deltaico, e de