GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS
Visões de mundo e concepções das pessoas no mundo do trabalho
A partir das mudanças ocorridas no ambiente externo as organizações constantemente sofrem mudanças. A diversidade de nomes atribuídos ao gerenciamento das pessoas nas organizações fortalece o impacto que mudanças tem sobre o mundo e no ambiente de trabalho. A diferente dominação ocorrida nesse ambiente acarreta várias visões de mundo.
Para Mato, Santamaría e Souza Silva (2001), Esse mundo não é concebido como uma época de mudanças, mas como uma mudança de época. Os autores observam três diferentes visões que é característica do mundo onde vivemos : mecânica, econômica e holística.
Na visão mecânica, as pessoas são vistas como Recursos Humanos, buscando soluções técnicas para os problemas.
Na visão Econômica o mercado molda modelos mentais individuais e marcos institucionais; os gerentes passam a ser considerados capital intelectual, os quais, do mesmo modo tratavam àqueles que gerenciavam. Como os autores afirmam, o importante é “o que tem ou o que agrega algum valor econômico.”
Na visão holística Com base nesta visão, os gerentes são formados como cidadãos “que são talentos humanos, com imaginação, intuição, curiosidade e motivação, capazes de perceber e criar além de suas experiências e conhecimento prévios” Resumindo, essa visão passa a seguinte ideia: aprender para depois passar o aprendizado.
Os autores quiseram passar que as pessoas não são Recursos como os financeiros, materiais humanos, e outros que as organizações utilizam, e sim pessoas que ocupam lugar privilegiados nos mesmos.
As mudanças ocorridas no ambiente de trabalho começam a entrar em destaque através do processo de globalização financeira, comercial e produtiva, alteração do perfil das pessoas exigido pelas empresas, entre outras.
Gestão ou gestores de pessoas?
Quem tem pessoas sob sua responsabilidade , tem que ter o compromisso de aplicar