Realidade e organização dentro da educação infanti
INTRODUÇÃO
Com o proposito de apresentar um pouco da realidade e organização dentro da educação infantil em um centro educacional da nossa cidade, iremos mostrar de uma forma resumida como os profissionais entrevistados estão atentos às mudanças e buscando cada vez mais novas formas de qualificação para que isso seja refletido positivamente dentro da sala de aula.
Queremos também compreender e ser compreendido no real objetivo da educação infantil que tem como papel fundamental no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, contribuindo na formação de seres pensantes, curiosos e estimulados.
Ao final iremos verificar que mesmo diante das dificuldades ainda encontradas há maneiras de se alcançar os objetivos da educação infantil e trabalhar os conhecimentos de Ludicidade, Linguagem oral e escrita e Alfabetização possibilitando o desenvolvimento da percepção, imaginação, fantasia e dos sentimentos.
Verificamos a necessidade de uma postura interdisciplinar para entender as causas do não aprendizado da leitura e da escrita, acreditamos que a alfabetização deva ser construída com atividades que venham desenvolver habilidades e interações sociais.
Devemos como educadores compreender que para os alunos aprendam a ler escrever, é preciso que seja feitos atos de leitura e escrita desde o início da escolarização e se a educação infantil cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que o façam pensar e compreender a escrita, no final dessa etapa eles estarão alfabetizados.
DESENVOLVIMENTO
A pesquisa foi feita na Escola Bê - a - Bá em Eunápolis e um dos pontos que mais nos chamou a atenção foi à primeira questão “Como a criança aprende”? Que ainda hoje é um ponto que pega muito professor de surpresa, pois para entender com a criança aprende, temos de levar em conta a realidade pessoal de cada um, entendendo que cada um tem sua própria