Trabalho 1 etapa organização e metodologia ensino fundamental
A estrutura e funcionamento de todo o ensino brasileiro é regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LEI Nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 _ Gestão de Fernando Henrique Cardoso.
Esta disciplina deve ser vista como uma complementação ao trabalho original e um redirecionamento, como estrutura de relações sociais de produção e a partir da própria prática pedagógica escolar posta hoje, e não de modelos idealizado. Conforme o Titulo I da lei :
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Portanto, não um mero desejo, mas um avanço possível, dadas as condições que já estão postas e que precisam ser percebidas no movimento histórico da escola e, conseqüentemente, do sistema de ensino como um todo. Para seu trabalho ser valorizado o professor devera resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino-aprendizagem. Não se esquecendo de considerar que o valor do trabalho, no contexto da sociedade burguesa, é relativo à sua capacidade de agregar valor, isto é, valor de mercado. A função principal deste processo, é definir as políticas, organizar processos, acompanhar e avaliar, está contribuindo para que o seu trabalho tenda a perder valor o que se manifesta nos níveis salariais, e também no prestigio social de sua profissão. Portanto o professor deve perceber que a escola, mesmo sendo parte de uma organização mais ampla é a base e a própria razão de ser desta organização e compreender criticamente esta relação entre a escola, o sistema