Realidade virtual
PORTUGUÊS I
TRABALHO DE ANÁLISE DE QUESTÕES RELACIONADAS À INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E AO USO DA LÍNGUA PORTUGUESA
As questões seguintes devem ser respondidas com base no texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de respondê-las.
1Na sociedade neoliberal, cresce a produção de bens 2supérfluos, oferecidos como mercadorias indispensáveis. 3O consumidor, massacrado pela publicidade, acaba se 4convencendo de que a saúde de seu cabelo depende de 5uma determinada marca de xampu. Melhor cortar a 6cabeça do que viver sem o tal produto...
7Para o neoliberalismo, o que importa não é o progresso, 8mas o mercado; não é a qualidade do produto, mas seu 9alcance publicitário; não é o valor de uso de uma 10mercadoria, mas o fetiche que a reveste.
11Compra-se um produto pela aura que o envolve. A grife 12da mercadoria promove o status do usuário. Exemplo: 13Se chego de ônibus à casa de um estranho e você 14desembarca de um BMW, acredita que seremos 15encarados do mesmo modo?
16Para o neoliberalismo, não é o ser humano que imprime 17valor à mercadoria; ao contrário, a grife da roupa 18“promove” socialmente seu usuário, assim como um 19carro de luxo serve de nicho à exaltação de seu dono, 20que passa a ser visto pelos bens que envolvem sua 21pessoa.
22Em si, a pessoa parece não ter nenhum valor à luz da 23ótica neoliberal. Por isso, quem não possui bens é 24desprezado e excluído. Quem os possui é invejado, 25cortejado e festejado. A pessoa passa a ser vista (e 26valorizada) pelos bens que ostenta.
27O mercado é como Deus: invisível, onipotente, 28onisciente e, agora, com o fim do bloco soviético, 29onipresente. Dele depende nossa salvação. Damos mais 30ouvidos aos profetas do mercado – os indicadores 31financeiros – que à palavra das Escrituras.
32Idolatrias à parte, o mercado é seletivo. Não é uma feira 33livre, cujos produtos carecem de controle de qualidade e 34garantia. É como shopping center, onde só entra quem