Realidade escolar
Atualmente no mundo temos observado as diversas formas de violência ou atos de indisciplina e que a cada dia vem aumentando nos espaços internos da escola. O ambiente escolar por ser considerado um espaço de construção do saber e de seus docentes e demais profissionais da educação tem não só a responsabilidade de realizar tal missão, bem como, favorecer mudanças de comportamento que possam estar voltados para o respeito de um para com o outro ou uns para com os outros nos referidos espaços de aprendizagens.
Compreender as questões que norteiam a relação escola x violência disciplina, requer de todos nós um momento de reflexão no sentido de buscar soluções que venham efetivar no espaço escolar um momento de construção de valores a fim de conscientizar a todos da necessidade de se viver em harmonia e coletivamente.
Hoje são muitas as reflexões teóricas que se dedicam ao estudo da violência na escola, porque esta temática vem indagando a pedagogia. Arroyo (2007) refere-se ao fato de que a violência infanto-juvenil:
Vem merecendo uma especial atenção, seja devido às diferentes formas de violentar as crianças, adolescentes e jovens (exploração sexual, tráfico, trabalho infantil, desemprego, sobrevivência, fome, desproteção, maus-tratos, mortes) ou por causa do próprio envolvimento da infância, adolescência e juventude nas redes de tráfico, agressão, roubos, assaltos, mortes.
Segundo o autor, o termo violência passou a unificar condutas diversificadas. Um exemplo são as condutas indisciplinadas que sempre existiram nas escolas e que passaram a ser interpretadas e classificadas como violência, segregando alunos antes vistos como indisciplinados, na categoria de violentos.
2.Determinantes dos problemas da violência e da disciplina na escola
A indisciplina na escola possui diferentes motivos e é a maior causadora da violência, as causas estão nos problemas