Realidade escolar
Correlacionando o documentário "PRO DIA NASCER FELIZ" e o texto "FUNCIONAMENTOS ESCOLARES E PRODUÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR E SOFRIMENTO" entendemos a importância da escola na formação do sujeito, onde sua missão não é apenas passar conteúdo relacionado à física, matemática, química, geografia, português, história, dentre outras matérias. A escola deve fazer com que o aluno se sinta preparado para disputar um espaço dentro da sociedade.
Para isso, pais e colégios precisam formar uma aliança forte e consistente, capaz de oferecer ao jovem uma educação de qualidade e tudo aquilo que ele necessita para ter um futuro melhor. Mas, infelizmente, não é essa a realidade que temos visto em nosso país.
“Pro dia nascer feliz” trata-se de um documentário, que mostra a realidade de algumas escolas do Brasil. O documentário expressa as diferenças sociais, tanto na estrutura de cada escola quanto nas diferenças de agir por cada aluno no aprendizado. O documentário mostra o cotidiano escolar de uma região extremamente pobre em Pernambuco, outra precarizada no Rio de Janeiro, umas em situação de barbárie em São Paulo, uma em estado razoável em Itaquaquecetuba (SP) e uma escola de elite de São Paulo.
Há uma nítida opção pelo aluno, mostrando jovens pressionados em busca de resultados, outros abandonados física e afetivamente pelos pais, submetidos a um conflito de gerações com os professores, abandonados por uma escola que muitas vezes nem aula tem. Mostra que há angústias comuns entre os jovens de todas as classes, onde o apoio especializado seria indispensável, mas tal recurso estaria acessível apenas aos ricos, mostrando então um abismo social que os separa.
O documetário foca o aluno e mostra o professor tal qual ele é, na escola dos pobres, um trabalhador precarizado tão vitimizado quanto os alunos e impotente diante do caos em que se vê imerso, professoras descabeladas, com olheiras, cansaço visível e uma situação que leva muitos aos calmantes e