Realidade educacional da década 60 e nos tempos de hoje
PEDAGOGIA
UNOPAR
ADRIANE MARTINI
REALIDADE EDUCACIONAL DA DÉCADA 60 E NOS TEMPOS DE HOJE
Cacoal – RO
2012
REALIDADE EDUCACIONAL DA DÉCADA 60 E NOS TEMPOS DE HOJE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia
Orientador:
Tutor Eletrônico: Okçana Battini
Tutor de Sala: Andresa Ormidea Rigo
Cacoal – RO
2012
Introdução
O presente trabalho objetiva a respeito da realidade educacional da década 60 e um pequeno resumo dos dias atuais, e o papel da sociedade diante da escola.
Algumas questões que norteiam este trabalho e a fim de aprofundar a discussão sobre uma realidade complexa quanto ao ensino e a sociedade. Mas como a escola deveria trabalhar as mudanças existentes na sociedade nas práticas do cotidiano escolar (nas salas de aula, nas diferenças disciplinares, em atividades extra sala, nos diversos espaços da escola etc.)? Como o professor pode trabalhar para a formação do sujeito ético político em nossa sociedade? O que a sociedade e o estado podem fazer definitivamente para valorizar o trabalho do professor?
Para falar sobre o assunto primeiro propus a uma reflexão crítica sobre o papel que a escola ocupa na sociedade. A escola como instituição historicamente se confunde com a sociedade e seus interesses. Ela se punha então a serviço da manutenção social cuidando para preservar os valores e os fins da sociedade, garantindo que cada individuo ficasse limitado a ocupar as posições sociais em que nascem.
A entidade, com o tempo passa a ter a função de preparar os jovens para a mão de obra industrial, depois para o mercado de trabalho e em sequência para as demanda tecnológicas.
REALIDADE EDUCACIONAL DA