Reacções de Desintegração Nuclear
Introdução O presente trabalho tem como tema “Reacções de desintegração nuclear” e visa proporcionar ao leitor uma melhor compreensão sobre as reacções que ocorrem a nível nuclear nos átomos. Esta compreensão é importante pois a radioatividade tem larga aplicação na indústria, na agricultura, na bioquímica, na medicina, entre outros. O trabalho foi feito com base no livro didático do aluno e internet.
Reacções de Desintegração Nuclear As reacções que provocam modificações na estrutura nuclear são reacções nucleares. Átomos que se encontram instáveis a nível nuclear e na busca de estabilidade acabam por emitir partículas e/ou ondas eletromagnéticas são radioativos e as reacções que ocorrem no núcleo de elementos radioativos são reacções de desintegração nuclear. Assim sendo, a desintegração nuclear ou decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos devido a sua instabilidade atômica.
. Quando estas reacções ocorrem naturalmente, as radiações emitidas são: alfa, beta e gama.
Tipos de desintegração nuclear Desintegração Alfa A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.
Desta forma, a equação geral de uma desintegração alfa será: – Regra de deslocamento de Fanjans – Soddy Por exemplo, quando o urânio sofre desintegração alfa, deve libertar-se um núcleo de hélio e um de tório:
que também pode ser escrito assim:
A partícula alfa é um núcleo de um átomo de hélio. As partículas alfa apresentam grande poder de ionização devido a sua carga. No entanto, seu poder de penetração é inferior ao da partícula beta, dos raios-X e dos raios gama. Na altura em que foi descoberta a emissão do rádio 226 (1898), por Marie Curie e Pierre Curie, chamou-se ao fenómeno