Projeto de Interface
O projeto de interface com o usuário, nada mais é do que a descrição dos padrões adotados para o sistema. É a área de interação humano-computador. Por ser desenvolvido em ambiente de programação Java e ter como suporte a plataforma do Windows existe uma similaridade muito grande com os aplicativos dos mesmos.
Serão apresentados os tópicos: formas de acesso, tela principal, estrutura de menus, barra de ferramentas, caixas de diálogos, estruturas utilizadas (botões, grids, etc), filosofia das manutenções, filosofia dos relatórios, entre outros itens que constituem o sistema.
3.1.1 Formas de acesso ao sistema
Para acessar o sistema, o usuário pode utilizar as duas maneiras que seguem o padrão do Sistema Operacional Windows: através do ícone de atalho na área de trabalho ou através do menu iniciar, apontando para Programas _ Sistema XXX, conforme figura 1.
Figura - Formas de Acessar o Sistema
3.1.3 Tela Principal
A tela principal do sistema ( Figura 5), como as demais telas, apresenta em sua parte superior o nome da empresa, o nome do sistema (ou do programa) e três botões que permitirão minimizar, maximizar e fechar a tela. Em seguida é apresentada a barra de menus (menu principal) e logo após a barra de ferramentas que contém botões de acesso rápido ao sistema. Na parte inferior da tela tem a barra de status que contém informações sobre o sistema.
Figura 5 - Tela Principal
3.1.3.1 Menu Principal
O menu principal (Figura 6) pode ser acessado com o mouse sobre a opção desejada ou é possível navegar sobre as opções com as setas do teclado e pressionar Enter para acessar ou ainda pelas teclas de atalho Alt + a letra correspondente ao menu (opção) do sistema que o usuário desejar (indicar apenas o que definir). No momento em que uma das opções do menu principal é selecionada, abre-se um menu (submenu) vertical correspondente àquela opção. O menu principal é composto por “n”