Energia Nuclear
Geologia
Energia Nuclear
Carlos Daniel Figueira Coelho
Nº3
12ªA
Data: 03-06-2014 Ano Lectivo: 2013/2014
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de Geologia, vou abordar o tema energia nuclear. Neste trabalho vou explicar, os tipos de reacções nucleares que existem, como foi descoberta a obtenção de energia através das reacções nucleares, as aplicações que a energia nuclear em nos nossos dia-a-dia e a sua principal desvantagem. Vou ainda explicar sucintamente como funciona um reactor nuclear,
Desenvolvimento
Energia Nuclear
O núcleo atómico é formado por protões e neutrões, que são partículas elementares cujas massas são cerca de 1837 vezes maiores do que a do electrão. A carga dos protões é positiva e da mesma grandeza que a do electrão, enquanto os neutrões não têm carga eléctrica. Num átomo neutro, o número de protões coincide com o número de electrões extranucleares e denomina-se número atómico, que se simboliza por Z.
Verificou-se, experimentalmente, que o quociente entre o número de neutrões e o de protões se encontra próximo da unidade nos átomos de pequeno número atómico, mas que aumenta até cerca de 1,5 nos de maior número atómico. Os átomos em que este quociente é muito elevado ou muito baixo são instáveis e têm tendência para se aproximarem dos valores normais através de reacções em que intervêm os núcleos, que, por este motivo, se denominam reacções nucleares. Estas muito diferentes das reacções químicas, apresentam as principais desigualdades:
a) Os vários isótopos de um elemento mostram o mesmo comportamento químico mas, em contrapartida, nas reacções nucleares comportam-se de forma diversa.
b) A reactividade nuclear de um elemento não depende do seu estado de combinação química.
c) Nas reacções nucleares, a variação do número de protões no núcleo provoca a transformação de alguns elementos noutros.
d) As variações energéticas que se produzem nas