Reactor Nuclear
Turma B1 12ª Classe Sala 5
Trabalho de Física
Reactor Nuclear e Bomba Atómica
Docente: Aníbal Ussene
Escola Secundária John Issa
Macia, Setembro de 2014
Índice
Introdução 3
Reactor Nuclear 4
Tipos de reatores de fissão 5
Reactor de fusão 6
Bomba atómica 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
O presente trabalho de investigação vem nos trazer uma relação entre um reactor nuclear e a bomba atómica. Começando por dizer que reactor nuclear é uma espécie de vaso de contenção onde ocorrem reacções de desintegração podendo ser de fissão o fusão, portanto as reacções de fissão são as que estão neste momento em funcionamento, sendo usados para produção de energia e combustível, e as reacções de fusão ainda não estão sendo utilizadas pela sua falta de estabilidade para libertar energia sustentável fora do vaso de contenção. E bomba atómica é um dispositivo ou uma arma explosiva com um poder destrutivo imenso, como exemplo concreto podemos ter o ataque levado a cabo pela força aérea às cidades de Hiroxima e Nagasaki pelas bombas Little Boy e Fat Man respectivamente, durante a II Guerra Mundial.
Reactor Nuclear
Reactor nuclear é um equipamento onde se realizam reacções de desintegração controlada.
Em 1942, nos EUA, uma equipa de cientistas chefiada por Enrico Fermi (1901-1954), físico italiano, consegui a primeira reacção de fissão nuclear controlada de urânio.
Um reactor nuclear é constituído por:
1. Zona activa – zona de ocorrência de reacção de fissão nuclear, onde se encontram elementos dos quais se liberta o calor (combustível).
2. Reflector de neutrões – revestimento para diminuir o escape de neutrões.
3. Moderador – para revestimento da zona activa, no interior do moderador encontram- -se as placas do combustível nuclear.
4. Hastes de regulação – para controlarem a reacção.
5. Fluído térmico – serve para libertar o calor durante a reacção, este fluído