reactor nuclear
Introdução 2
Reactores Nucleares 3
Definição 3
Principais Tipos de Reactores Nucleares 3
Classificação dos reactores nucleares 3
Componentes essenciais de um reactor nuclear 4
Funcionamento do Reator 5
Características 6
Principais utilizações 6
Vantagens 6
Desvantagem 6
Bomba Atómica 7
Definição 7
Tipos de Bomba Atómica 7
Funcionamento. 9
Aplicações da Bomba Atómica 10
Efeitos de uma bomba atómica 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
O presente trabalho centraliza-se no estudo da física nuclear, sendo que a Física Nuclear é a área da física que estuda os constituintes e interacções dos núcleos atómicos. As aplicações mais conhecidas da física nuclear são a geração de energia nuclear e tecnologia de armas nucleares, mas a investigação tem proporcionado aplicação em muitos campos, incluindo aqueles em medicina nuclear e ressonância magnética, implantação de íons em engenharia de materiais, e datação por rádio carbono em geologia e arqueologia.
O objectivo principal é prover um estudo detalhado de reactores nucleares e bomba nuclear conforme as orientações do professor.
Reactores Nucleares
Definição
Um reactor nuclear é uma câmara de resfriamento hermética, blindada contra a radiação, onde é controlada uma reacção para a obtenção de energia, produção de materiais ficcionáveis como o plutónio para armamentos nucleares, propulsão de submarinos e satélites artificiais ou para pesquisas.
Principais Tipos de Reactores Nucleares
Reactores de água normal: este tipo de reactores, são de uso mais frequente, funcionam com urânio ligeiramente enriquecido e água normal como moderador:
Reactores de alta temperatura: utilizados sobretudo no Reino Unido, figura entre os sistemas mais avançados. Oferecem vantagens em relação aos de água normal, pois utiliza, como meio refrigerante, um gás (normalmente o hélio).
Reactores reprodutores: todos os Estados com importantes instalações de energia nuclear estão interessados no desenvolvimento dos reprodutores rápidos,