Re: unidade i - psicologia como ciência: evolução histórica
A maneira como as Empresas determinam e pagam os salários e benefícios dos seus colaboradores não mudou muito no decorrer do tempo. Isso fez com que percebêssemos uma grande mudança, na capacidade humana do trabalho, o surgimento de novas ferramentas tecnológicas e mudanças na forma de organização do trabalho, isso faz com que nos preocupemos com as novas formas de capacitação profissional desse trabalhador, que a cada dia passa a ter que ser altamente qualificado.
Na década de 80 começam a surgir grandes mudanças organizacionais, gerando grande impacto nas organizações com a nova tendência de expansão de dois grandes novos setores da economia o setor de serviços e o setor de alta tecnologia.
Com essas mudanças passam a gerar uma grande preocupação entre as empresas, faz com que certas decisões sejam tomadas com uma maior atenção em relação ao novo cenário.
Para isso as empresas estão buscando otimização de seus Recursos, essa grande mudança organizacional, gera impactos de grande importância nas organizações, fazendo com que as empresas comecem a visualizar que o mundo mudou e que devem a partir de agora seguir essa nova tendência, buscar alinhar sua cultura a um novo contexto organizacional. A parti dessa mudança está também começando a buscar mais vantagem competititva, passam a encarar não mais a organização como uma empresa de aspectos hierárquicos rígidos, com um grande número de níveis hierárquicos e ascensão profissional somente através de promoções sem nenhum tipo de histórico ou clareza, e busca tornar-se empreendedora, com aspectos hierárquicos flexíveis, estruturas organizacionais com poucos níveis hierárquicos e com sua ascensão salarial através de seu desenvolvimento pessoal.
Assim ensina Pontes:
Remuneração estratégica é um misto de todas as formas disponíveis atualmente, ou seja, a remuneração fixa propriamente dita, os benefícios e demais vantagens oferecidas pela organização: a remuneração por competência ou