rdc 20
- Receber a prescrição médica do cliente (receita) - A prescrição de medicamentos antimicrobianos deverá ser realizada em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde, não havendo, portanto modelo de receita específico.
- A receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos desde que não sejam sujeitos a controle especial e não há limitação do número de itens contendo medicamentos antimicrobianos prescritos por receita.
- Verificar legibilidade e ausência de rasuras e emendas.
- Verificar identificação do usuário.
- Identificação do medicamento, concentração, dosagem, forma farmacêutica e quantidade.
- Modo de usar ou posologia.
- Duração do tratamento: Em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.
- Local e data da emissão: A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão.
- Assinatura e identificação do prescritor com o número de registro no respectivo conselho profissional.
- Localizar o produto no estoque.
- Realizar inspeção visual para verificar a identificação do medicamento, o prazo de validade e a integridade da embalagem.
- Fornecer sempre, em relação a qualquer produto, as informações acerca do uso correto e seguro, assim como orientações sobre as condições ideais de armazenamento.
- Atender, em relação à quantidade, essencialmente ao tratamento prescrito.
- Carimbar com o carimbo da farmácia o verso da 2ª via da receita e preencher com os dados do medicamento e do comprador.
- Registrar nas duas vias da receita a data da dispensação, a quantidade aviada do antimicrobiano, o número do lote do medicamento dispensado.
- Farmacêutico responsável pelo atendimento, rubrica no verso da receita, atestando o atendimento.
- Registrar a venda do produto para controle estatístico do estoque e