raças pool dorset hampshire
Raças: Pool Dorset e Hampshire Down
OVINOCULTURA
Dr. Rodrigo Holz Krolow
Acadêmica: Amanda Bernardo Andressa de Moura
Uruguaiana, RS
2015
Raça: Pool Dorset
Conhecido e respeitado pela sua dupla aptidão, o Pool Dorset conquistou a admiração de criadores e consumidores pela qualidade da carcaça e pela finura da lã. Os maiores produtores mundiais de carne ovina (Austrália, Nova Zelândia, EUA e África do Sul) têm a base de seus rebanhos nessa qualificada raça.
Origem
A raça Poll Dorset tem dois braços de origem: uma é a origem americana, através de mutação genética voluntária, ocorrida no rebanho Dorset Horn da universidade da Carolina do Norte e a outra é a linhagem australiana, quando três importantes criadores de Dorset Horn viram a vantagem em eliminar os chifres da raça. Isso foi conseguido através de sucessivos cruzamentos com indivíduos das raças Corriedale e Ryeland e os produtos resultantes com características de Dorset foram acasalados com ovelhas da raça Dorset ate atingirem o grau de 95% de pureza. Em 1947 a raça foi registrada.
Mercado
A raça Poll Dorset hoje esta presente em praticamente todo o mundo, sendo amplamente utilizada em países com tradição na produção de carne ovina. Na Austrália, esta presente em 80% dos cruzamentos de cordeiros para produção de carne nobre (PREMIUM) e preconiza-se a sua utilização como cruzamento terminal com outras raças e também em cruzamentos tricross.
Uma boa utilização para o Brasil será com fêmeas cruzas Dorper x Santa Inês e também em fêmeas Santa Inês puras. Já temos sucesso nesses cruzamentos no Sul e em Pernambuco. Na Europa, esta sendo utilizada em cruzamentos com a raça Texel, obtendo sucesso em provas de ganho de peso e eficiência.
Porém, quando passamos a olhar as características maternas da raça, observamos que as mesmas apresentam características econômicas indispensáveis como a não