Raça e Racismo
Raça e Racismo nos Países: Estados Unidos, Turquia e Sudão.
Pesquisa apresentada à Universidade de Franca, como exigência parcial à conclusão da disciplina de Sociologia e Antropologia.
FRANCA
2014
RACISMO
O racismo surgiu e fixou-se no vocabulário comum na segunda e terceira décadas do século XX, mas é durante o século XIX, em especial na segunda metade, que, na Europa, se sistematiza esta ideologia.
O racismo é a tendência do pensamento que dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Esta noção é justificada pela defesa de que as capacidades intelectuais e a cultura se transmitem de forma hereditária e desigual de acordo com as raças.
O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas.
A crença da existência de raças superiores e inferiores, foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a historiada humanidade.
Racismo, maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras, tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas. Exemplo disto foi o aparecimento do racismo na Europa, no século XIX, para justificar a superioridade da raça branca sobre o resto da humanidade. Apesar de se tratarem de conceitos que não necessariamente coincidem, não podemos confundir a discriminação racial com racismo. Enquanto o racismo é uma ideologia baseada na superioridade de uma raça ou etnia sobre outra, a discriminação racial é um ato que, embora esteja fundado em uma ideologia racista, não sempre o está. Ou seja, é preciso deixar claro que a discriminação racial positiva na qual têm como